Dados do Município

Aniverário: 22 de Agosto

Fundação: 22 de Agosto de 1948

Gentílico: Cocal

Prefeito: Rubens de Sousa Vieira

UF: PI

Mesoregião: Norte Piauiense

Histórico
A DENOMINAÇÃO de Cocal deve-se a duas palmeiras de coco babaçu, plantadas em frente à choupana de Dona Camila Silva, hoje localizada no centro da zona urbana da cidade. Os primeiros habitantes foram Domingos Rufo, Virgílio Rufo, e os irmãos Antônio José, Cláudio José e Domingos José da Silva que, com a participação de outras pessoas, passaram a explorar a terra, principalmente, em atividades agrícolas.
A localidade teve rápido desenvolvimento, sendo, em 1947, criados a Vila e o município de Cocal, com sede no povoado do mesmo nome. Entretanto, por falta de terras para a formação do patrimônio municipal; a vila não se instalou, resultando no retorno à condição de povoado.
Em 1947, por inciativa de Antônio de Carvalho Vaz, João Justino de Brito e outros, foi proposta a inclusão na Constituição do Estado de um dispositivo elevando o Povoado à categoria de Cidade; objetivo concretizado com a criação do município de Cocal, com área desmembrada do município de Parnaíba, ao qual pertencia desde sua fundação.
Gentílico: cocalense

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cocal, por ato das disposições constitucionais transitórias promulgado a 22-08-1947, desmembrado de Parnaíba sede no atual distrito de Cocal ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-08-1948.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte

IBGE

IMAGENS DA CIDADE

Logo Sub2
Todos os direitos reservados a Prefeitura de Transparência Cocal - 2015